O livro que viaja o mundo

O livro que viaja o mundo

É Um projeto ambicioso: um livro que viaja pelo correio, escrito por múltiplos autores de diferentes culturas. Alunos e professores partilham sua forma única de ver o mundo. Ensinam e aprendem sobre outras escolas, culturas e países, descobrindo diferenças e similaridades. Além disso alunos desenvolvem um projeto localmente cujo tema contribua para a solução de problemas globais.

COMO TUDO COMEÇOU

O World Book está em sua terceira edição. Essa aventura começou em abril de 2016 quando a primeira edição do livro partiu de uma escola pública da Alemanha e teve a participação de escolas de vinte e seis países. A sua segunda edição teve teve 46 escolas envolvidas e passou pelo Brasil no final de junho de 2018. Passou nos EUA, Argentina, Alemanha, Nova Zelândia, China, Cazaquistão, Israel, Argentina, Chile, Brasil, Índia, Islândia, Hungria, Inglaterra, Espanha, França, República Checa, Austrália, Paquistão, Rússia, Coréia do Sul, Dubai, Taiwan, África do Sul, Trinidad E Tobago. No Brasil o livro passou por escolas públicas e particulares. Por e por dois anos consecutivos em sua passagem pelo Brasil beneficiou alunos de escolas públicas com eventos na biblioteca pública para a comunidade em parceria com a administração da cidade satélite de Vicente Pires.

OBJETIVO

Essa edição tem como tema os 17 Objetivos Sustentáveis, propostos pela ONU para o milênio. Tem como principal objetivo pensar coletivamente sobre os problemas enfrentados pela humanidade e desenvolver em cada escola participante um projeto liderado pelos alunos a fim de promover reflexão e efetuar pelo menos uma ação concreta dentro da sua comunidade. Tem contribuído para despertar em alunos ao redor do mundo o interesse pelas questões mundiais, fazendo deles pequenos agentes de mudança e transformação de sua comunidade e escola.

SUA TRAJETÓRIA

Os livros ( o projeto foi dividido em dois livros) saíram do Brasil nas mãos da coordenadora do projeto no Brasil, Renata Madureira rumo aos Estados Unidos no dia 04/04/19, depois de passar por escolas pública e particulares de Brasília. Nos Estados Unidos viajou pelo correio visitando 9 escolas de diferentes estados. A professora Renata Madureira também visitou a última escola parceira nos Estados Unidos: a Irvington Main Street school e foi acolhida pela Professora Susan Wallace responsável pelo projeto em Nova Iorque. Durante sua visita a professora desenvolveu atividades pedagógicas com alunos e professores. Fizeram também uma videoconferência para mostrar o livro atualizado para os outros participantes. Na vídeo conferência participaram: 3 escolas dos Estados Unidos, três do Brasil e duas da Índia.Depois seguiu para o Canadá e logo em seguida Europa onde passou pela Alemanha, França, Reino Unido, República checa, Croácia e Rússia. Em seguida Ásia onde passou pela Índia e Israel para finalmente voltar à américa do sul onde também passou pela Argentina, voltando para o Brasil recheado de memórias. 

Teve também a participação online de escolas da Nigéria. Durante a realização da terceira edição a professora Renata Madureira foi convidada para palestrar noevento Inspire a Child voltado para 20 escolas públicas na Nigéria. Na Nigéria, garotas jovens de famílias de baixa renda correm alto risco, de se casarem cedo demais ou são vítimas de violência sexual. Inspire a Child é uma iniciativa de impacto social sem fins lucrativos para meninas que tem por objetivo inspirar meninas a mudar sua visão e acreditar em novas possibilidades para o seu futuro.Em sua palestra apresentou vídeos de escolas participantes do projeto feitas por alunos do Brasil, Estados Unidos e Argentina.

Os livros têm a previsão de estar de volta ao Brasil em março de 2020, a exposição desses trabalhos de alunos do mundo todo deve estar pronta para visitação no segundo semestre de 2020.Além dos livros que viajam pelo correio, ainda fazem parte do projeto: pastas virtuais com vídeos, fotos dos alunos na execução do projeto, informações sobre o desenvolvimento de projetos locais de cada escola participante e mais.